top of page
  • Foto do escritorThulio Ultramari

Como ajudar suas equipes a serem mais produtivas na era 4.0?




Ouça nosso episódio na íntegra:



Hoje vamos falar sobre como tornar suas equipes mais produtivas usando alguns conceitos de Agile, Kanban, Management 3.0 e um pouco do abordado pela era 4.0.


Quem aqui já trabalhou ou trabalha em uma empresa recebendo ordens de um chefe? E quem gosta de receber ordens?


Para quem gosta a notícia ruim é que o mundo está mudando, a boa é que está demorando um pouco.


Esse tipo de gestão "Manda quem pode e obedece quem tem juízo" tem se tornado cada vez menos eficiente em comparação a outras abordagens.


Explico!


Centralizar a decisão em uma pessoa é dizer que somente ela tem poderes para agir, e como fazemos isso em um mundo altamente conectado e de constantes transformações Volátil, Incerto, Complexo e Ambiguo (VUCA)?





Pensando nisso surgiu o conceito da Gestão 3.0 criada pelo Jurgen Apello, que encara as empresas como redes e não hierarquias, ou seja,valoriza mais as pessoas e o relacionamento entre elas.


Hoje não há mais espaço para chefes e sim para líderes que são facilitadores e orquestradores de competências variadas que compartilham os objetivos com seus times e removem impedimentos.


Com a chegada da Industria 4.0, que fortalece ainda mais o ser humano no centro das relações, onde por exemplo, empresas buscam pessoas por soft skills como Criatividade, Coragem e Empatia que não eram valorizados nas gestões anteriores e que são habilidades que estão na lista das 10 fundamentais para o futuro segundo o Fórum Econômico Mundial, será que faz sentido manter-se olhando só para o seu quadro e só para competências técnicas?


Ok! a teoria é muito boa e na prática o que muda?


Imagine aquele excelente colaborador que faz muito bem o seu trabalho e se restringe só a seu quadrado.


Este personagem será extinto das empresas.


Isso vai acontecer porque hoje nossa responsabilidade é com todo o processo, pois sua empresa não é mais um prédio cinza, ela é humana e precisa de cuidados da saúde dela como um todo e não só uma parte.


"Mas Thulio como minha empresa faz para entrar nessa era que você está falando?"


Comece com 4 Passos:


Primeiro ponto é Propósito é para todos


Se sua empresa tem uma grande responsabilidade em forma de propósito, então não centralize, divida com sua equipe!


Só uma ressalva que este propósito para as "Organizações Exponenciais" é conhecido como "Propósito de Transformação Massiva." que diz respeito a uma meta ambiciosa, como a do Google, por exemplo, de organizar toda a informação do mundo.


Ele deve estar nítido para todos e deve ser vivenciado, não só como uma frase na parede, mas como um motivador dos produtos ou serviços que são gerados pela empresa.


Quando todos sabem com um propósito bem definido a solução emerge de maneira colaborativa e as vezes de onde menos se espera.


Segundo ponto é: Transparência


Não esconda as informações, mantenha o processo e seus problemas visíveis a todos!


O processo deve ser conhecido por todos, as travas também e mais importante ainda é ter um momento que possibilite as pessoas olharem para ele e tomarem ações para resolver estas travas.


Pessoas 100% ocupadas não tem tempo para melhorar, e se você não melhora ... piora.


Terceiro ponto é: Diversifique em tudo


Os problemas da sua empresa não foram moldados para um tipo de pessoa!


Então quanto mais pluralidade, diversidade e multdisciplinaridade você tiver em sua empresa, mais olhares de solução distintos vocês terá.


Evite formar times com só um perfil de pessoa ou especialidade, afinal o Uber não foi inventado por um Taxista e muito menos AirBnB por um dono de Hotel.


Quarto ponto é: Compartilhe


Não tenha medo! Você não está sozinho no mundo e as pessoas estão dispostas a compartilhar!


Se você não tem um conhecimento ou uma determinada habilidade dentro da sua empresa, por que não chamar alguém de fora para te contar um pouco sobre ou marcar uma visita a outra empresa?


Os membros da sua empresa podem aprender e compartilhar conhecimentos também... Vai que você vire uma referência e atraia novos negócios 😉


E falando em compartilhar... será que você não está pensando da maneira mais cara?


É muito melhor acessar que possuir, porque não aproveitam ao máximo as pessoas que estão de fora que recebem pelo o que trabalham, como Uber, AirBnB, Diarissima, etc.. Será que você não tem um bem em sua empresa que não usa e poderia estar ganhando uma receita extra (uma sala que não ocupa por exemplo) ou está pagando para ter algo que poderia ser terceirizado.



Conclusão


O mundo está descobrindo que o trabalho realizado em equipe de maneira orquestrada gera mais inovação, ou seja, soluções mais efetivas para os problemas que temos.


Enfim, estamos aprendendo a nos relacionar como redes/grupos para sermos mais produtivos em comunidade e termos uma vida mais abundante de maneira global.


E olhando para a sua equipe:

  • Você a vê encaixada nesta nova era colaborativa?

  • O propósito da sua empresa está claro para todos?

  • Será que todos conhecem o fluxo de trabalho e seus gargalos?

  • Sua equipe tem diversidade ou todos pensam mais ou menos igual?

  • O quanto vocês compartilham ou recebem de compartilhamento?


65 visualizações0 comentário
bottom of page